top of page
Foto do escritorComunicação ASOF PMDF

A mentira e a verdade sobre a acusação contra a PMDF de negligência à saúde mental da tropa


A mentira e a verdade sobre a acusação contra a PMDF de negligência à saúde mental da tropa
Foto: Renato Alves/Agência Brasília


NOTA À IMPRENSA

A MENTIRA E A VERDADE


A Associação de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal – ASOF, vem a público manifestar seu repudio ao ataque mentiroso feito contra a PMDF em relação ao apoio psicológico e atendimento a casos de auto extermínio de policiais.


No dia 7 de novembro fomos surpreendidos por uma matéria, MENTIROSA e COM INTERESSES ESCUSOS, sobre uma ação judicial perpetrada por SUPOSTA entidade representativa de policiais militares acusando o comando da Corporação de estar “negligenciando a proteção da saúde mental dos policiais”.


Dava conta a matéria de que no ano de 2024 tivemos 9 suicídios de policiais militares da ativa e que a Corporação não vem prestando apoio psicológico nem a parentes e nem a policiais com grave “OMISSÃO E RESTRIÇÃO NO TRATAMENTO DA SAUDE MENTAL DA TROPA”.

A quem interessa esses ataques coordenados contra nossa Instituição?


Vamos aos números e às verdades! O Atual comando assumiu no dia 9 de janeiro de 2024, na época contávamos com 01 médico psiquiatra e atendimentos psicológicos em clínicas credenciadas.


Lamentavelmente tivemos episódios de suicídio envolvendo policiais da ativa e da reserva que muito nos preocupa e entristece. Um total de nove casos entre janeiro e outubro de 2024.

Para fazer frente a este desafio a Corporação buscou reforçar o quadro de profissionais e programas para real atendimento a nossa tropa.


No mês de fevereiro firmou acordo de cooperação com o Corpo de Bombeiros Militar do DF para receber o apoio imediato de mais 3 psiquiatras para atendimento.


Reforçou a Sessão de Bem Estar Social - SBES, que instituiu plantão 24 horas visando dar total suporte aos policiais militares.


Já no mês de maio, proporcionou o seminário "sua saúde mental importa", com vistas a fomentar discussões e possíveis soluções para o adoecimento mental da nossa tropa.


No mês de julho, assinou convênio com o SESC DF para atendimento psicológico e psiquiátrico.


No Mês de outubro de 2024, realizou concurso público para incorporar ao efetivo da Corporação mais 03 médicos psiquiatras aumentando o quadro em 300%

Durante todo o ano realizou seminários, encontros e palestras tratando sobre o tema “saúde mental”.


Vejamos os números reais de atendimentos realizados até setembro de 2024:



Ação


2023

2024

Atendimento Psiquiátrico

Atendimento psiquiátrico interno

98% diferença

16

760


Atendimento psiquiátrico SESC

A partir de Julho/24

-

439


Atendimento psiquiátrico rede credenciada


-

3.684

Atendimento Psicológico

Rede Credenciada


-

11.578


Convênio SESC

A partir de Julho/24

-

884


O papel das associações não é outro senão servir aos associados e defender seus interesses. Não deve de forma alguma existir subserviência a comandos ou governos.


Entretanto deve a verdade ser buscada de forma incansável, alimentando nossos associados e os policiais como um todo de informações verídicas.


Mentiras disseminadas trazem discórdia e o medo na tropa pelas informações errôneas que geram.


Assunto tão delicado como a saúde mental não deve ser objeto de joguete com fins nebulosos e inescrupulosos.


Devemos estar atentos às necessidades da tropa e cobrar do comando da Corporação ações reais e firmes na defesa dos policiais militares e suas famílias. Jamais renunciaremos a isso e, se preciso for, seremos críticos e combativos como já o fizemos em outras ocasiões.


Causar distanciamento entre o comando e a tropa gera medo e insegurança que afetam nosso dia a dia e o trabalho da Instituição.


O atendimento para a saúde dos policiais e seus familiares está muito distante daquilo que gostaríamos que fosse e temos constantemente cobrado do comando mais ações e investimentos. Precisamos de mais, muito mais, porém jamais seremos cumplices de ações inescrupulosas como esta, que esconde as verdadeiras intenções de seus autores, que com certeza, não é a defesa dos interesses da tropa e sim seus próprios interesses.


A história mostra que pessoas tão ávidas em “defender a Corporação” a dividindo em classes, Oficiais e Praças por exemplo, estão buscando holofotes para lançar-se em empreitadas pessoais eleitoreiras.


ASOF. SOMENTE JUNTOS SOBREVIVEREMOS

A mentira e a verdade sobre a acusação contra a PMDF de negligência à saúde mental da tropa


Confira o documento oficial aqui:




22 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page